24 de janeiro de 2019
Prefeito Arnon Bezerra se reúne com representantes de movimento pró-moradia

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 24, com representantes do Movimento Popular de Luta por Moradia e da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Espinho, para tratar de reivindicações dos moradores quando à doação de terreno para construção de, inicialmente, 15 unidades habitacionais para pessoas carentes. O encontro aconteceu na sede da Secretaria do Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), com a presença de técnicos das secretarias da administração, além do Departamento de Habitação da Sedest.

O Prefeito se prontificou em realizar o processo de doação, mas os aspectos técnicos e jurídicos, conforme ele, precisam ser avaliados, para que ocorra a doação por parte do Município. Ele destacou a parceria da Prefeitura com os movimentos pró-moradia, para desenvolver um processo de fiscalização e verificar quem são as pessoas realmente aptas para terem acesso a uma casa do Minha Casa Minha Vida. “Não é justo fazer um programa para as pessoas, vendo aqueles que estão com melhores condições de ter uma casa no padrão ou melhor do que as moradias do MCMV”, afirma.

Déficit habitacional

Conforme o Prefeito, a finalidade é resolver esse problema que ainda afeta cerca de 3 mil pessoas no Município pela necessidade imediata. “O objetivo é conseguir uma habitação para quem não dispõe de uma, e chegarmos a uma solução”, frisa. Representantes do movimento destacaram de forma positiva o posicionamento do Prefeito, e solicitaram ainda uma área maior, pois a meta é chegar a mais 30 moradias, além das 15 já previstas. O que está sendo avaliado pelos técnicos é justamente o espaço disponibilizado para que essas novas moradias populares sejam construídas.

Segundo os dados informados pelo Departamento de Habitação da Sedest, quase 16 mil pessoas já foram beneficiadas, desde 2012, com a habitações do MCMV em Juazeiro do Norte, com a entrega de 4.586 casas. O déficit atual de moradias chega a cerca de 6%. Ano passado, a Prefeitura em parceria com o Estado, repassou 50 casas em área de reassentamento propostas em termo de regularização fundiária, por meio do Projeto Riacho das Timbaúbas, para moradores de área de risco

Mais 1.812 casas

Até 2020, mais 1.812 residências populares estarão sendo entregues em Juazeiro do Norte, com obras já em andamento, nos residenciais do Minha Casa Minha Vida Padre Cícero I e II, com entrega prevista para 2019, e Leandro Bezerra de Menezes, com inauguração em fevereiro de 2020.

A reunião ainda contou com a presença do ex-deputado estadual, Dr. Raimundo Santana, além do Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, entre outros participantes.