30 de janeiro de 2019
Juazeiro do Norte amplia atuação do Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Juazeiro do Norte iniciou nesta segunda-feira, 28, capacitação com novos visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz. O Município ampliou a meta pactuada do Programa de 90% para 100%, após aprovação do Conselho Nacional de Assistência Social e passa a acompanhar o desenvolvimento de 1.600 famílias.

Visitadores e supervisores receberam instruções de equipes especializadas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), da qual o programa faz parte. Até o final da semana, será trabalhado com o novo grupo o cronograma e propostas de atividades e avaliações das relações dos pais ou dos cuidadores com as crianças, assim como estímulos, análises do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.

O Secretário da pasta municipal, Sandoval Barreto, deu as boas-vindas à equipe e pediu empenho no trabalho que será desenvolvido com a ampliação do programa no Município. “Juazeiro do Norte tem um trabalho importante no desenvolvimento social. Vocês irão integrar um programa que é referência em todo o país. Gestores de diversas regiões do Brasil vêm até a nossa cidade para pesquisar e entender como este programa tem dado tão certo, então vamos dar o nosso melhor”, afirmou Sandoval.

Também estiveram presentes, o novo secretário adjunto da Sedest, Tiago Pereira, a técnica de gestão, Luciana Manenti, e o diretor da Proteção Social Básica, Júnior Sarmento.

Mais sobre o Programa

O Programa Criança Feliz incentiva as famílias a terem uma atenção especial com as crianças que se encontram na primeira infância (de zero a seis anos de idade), especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social, promovendo um acompanhamento adequado, com orientações às famílias, dicas de nutrição infantil e amamentação, entre outros. Com esse acompanhamento mais de perto, as crianças terão oportunidade de se desenvolver, cumprindo todas as etapas necessárias para um crescimento saudável nos aspectos intelectivo, psicológico e motor.

Recentemente, as experiências exitosas de boas práticas e apoio ao desenvolvimento infantil do Programa foram publicadas no livro nacional da Fundação Bernard Van Leer “Da Ciência à Prática”. Apenas duas cidades do Brasil foram escolhidas, e Juazeiro do Norte é destaque em um capítulo como exemplo em políticas de educação, saúde e assistência social.

Vale lembrar que o Criança Feliz potencializa os serviços de proteção e atendimento integral à família e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, já existentes nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).