1 de fevereiro de 2019
Imprensa
Prefeitura Municipal inicia cadastramento de agricultores no PAA

Começa na segunda-feira, 04, em Juazeiro do Norte, o cadastramento de agricultores e agricultoras no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o período de 2019. Os produtores familiares que desejarem participar do programa têm até o dia 08 de fevereiro para encaminhar documentação à Sede do Banco de Alimentos, localizado na Avenida Virgílio Távora, S/N, Timbaúbas, das 7h30 às 13h.

Os documentos para a realização do cadastramento correspondem a cópias e originais da Identidade (RG), CPF, declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), Número de Identidade Social (NIS), comprovante de residência e carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Extinto desde setembro de 2018, o PAA seguiu cumprindo seus compromissos até 13 de dezembro do mesmo ano, período em que findaram os recursos. Recentemente, por meio de negociação e articulação da gestão municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Juazeiro do Norte foi contemplado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com recurso de meio milhão de reais para compras de alimentos da agricultura familiar. 

Objetivos do PAA

Criado em junho de 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal, administrado pela Sedest, para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o Programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações. Os produtos são destinados à doação e oferecidos para entidades da rede sócio assistencial, a exemplo dos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias.

A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional.

Fotos: Hélio Filho


Tópicos: