1 de fevereiro de 2019
SESAU disponibiliza serviços aos romeiros durante Romaria das Candeias

De 29 de janeiro a 02 de fevereiro, a Prefeitura de Juazeiro do Norte atuou com ações integradas de diversas Secretarias para melhor recepcionar os romeiros que visitam a cidade durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), foram disponibilizados uma série de serviços, como atendimentos e ações educativas.

Os setores da Atenção Primária, Vigilância à Saúde, Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Imunização, Vigilância Sanitária, Mobilização Social, Núcleo de Controle de Endemias e Centro de Controle de Zoonoses realizaram diversas atividades neste período.

A Atenção Primária esteve presente em cinco pontos de apoio à saúde, em locais de maior movimentação: Centro Paroquial de Assistência ao Romeiro, ao lado da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores; Igreja do Socorro; Igreja dos Salesianos; Igreja dos Franciscanos e Horto.

Em todos eles foram realizados testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial sistêmica. No ponto de apoio da Matriz houve ainda consulta médica e de enfermagem, administração de medicação oral e injetável, atendimento de primeiros socorros e encaminhamentos para a UPA, quando necessário.

“Na Romaria de Candeias iniciamos o monitoramento de massa, planilha que permitirá o levantamento do perfil de adoecimento dos romeiros para embasamento de ações de prevenção e bloqueio de surtos e agravos. As fichas de notificação e de monitoramento de massa serão encaminhadas para a Vigilância Epidemiológica, grande parceira nesta ação”, ressaltou a diretora da Atenção Primária, Jaqueliny Guimarães.

Fotos: Anderson Duarte / Reginaldo Zurlo