15 de fevereiro de 2019
Imprensa
Prefeitura Municipal e Governo do Estado dialogam com catadores de resíduos sólidos

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), participou de encontro nesta sexta-feira, 15, com representantes da Secretaria das Cidades do Ceará, com o intuito de planejar ações conveniadas de partida para a execução do Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores em Redes Solidárias no Estado. 
A reunião, que aconteceu no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), foi um direcionamento de como identificar, cadastrar, participar e assessorar catadores para a formação de associações e/ou cooperativas como estratégia de trazer melhorias, através de políticas públicas, de vida e de trabalho para a categoria. 
Segundo o articulador político da Secretaria de Cidades no Cariri, José Ivo Dantas de Araújo, essa organização e a inclusão de catadores no processo de gestão de resíduos também facilitará a implementação da coleta seletiva de lixo em Juazeiro do Norte, uma demanda antiga e necessária para a cidade, que a Prefeitura Municipal tem estudado formas de implementação em atendimento a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.   
O articulador afirma ainda que a Secretaria das Cidades, junto a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fastef), tem avançado para promover a adesão dos catadores das 10 cidades que fazem parte do Consórcio Público de Resíduos Sólidos. “Na reunião de hoje, ficou definido que a gestão municipal irá escolher um articulador para formar a associação local e facilitar o contato com a gestão estadual. Em um mês retornaremos para dar prosseguimento ao projeto. O primeiro passo já foi dado e agora iremos avançar nas discussões e no Projeto”, disse. 
Estiveram presentes, a diretora de meio ambiente e o assessor especial da Semasp, Kesia Lustosa e Rodrigo Otávio Veras Cardoso, o engenheiro agrônomo e articulador de programa de diagnóstico de catadores de resíduos sólidos, Carlos Roberto Lins e Silva, o assessor da Fastef, Milson Bastos, representantes das Secretarias de Saúde, Educação Desenvolvimento Social e Trabalho e representantes de cooperativas e associações de catadores de resíduos e reciclagem.
 

Galeria de fotos


Tópicos: