2 de março de 2019
Prefeito Arnon Bezerra estimula mercado de trabalho através do Programa de Inclusão Produtiva

Como resultado do Programa Inclusão Produtiva promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), o Prefeito Arnon Bezerra, entregou de 180 certificados, aos participantes dos cursos profissionalizantes oferecidos no projeto que tem promovido a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. A solenidade de entrega foi realizada na na tarde desta sexta-feira, na sede do Senac, e contou também com a presença do vice-prefeito, Giovanni Sampaio. Ao longo do ano, mais de 14 cursos em parceria com o Senac, foram oferecidos de forma totalmente gratuita para mais de 280 participantes.

O objetivo dos trabalhos foi garantir a autonomia e emancipação econômica de mulheres e homens de diversas faixas etárias. Quase 95% das pessoas que fizeram a capacitação empreenderam negócio seja como emprego principal ou como forma de oxigenar a renda familiar.

Com esse entendimento, na ocasião, Arnon Bezerra enfatizou a importância das formações para geração de renda de diversas famílias e a qualificação de serviços essenciais que movimentam a economia da cidade.  “Nós tivemos toda a compreensão de que é preciso cuidar da cidade, das pessoas, garantindo que cada cidadão e cidadã sejam condutores da própria vida e se afirmarem enquanto sujeitos de direitos”, afirmou.

O vice-prefeito, Giovanni Sampaio, também falou do impulsionamento que os cursos direcionados proporcionam no comércio. “Quem participa do curso já sai apto para atuar no mercado e com muita qualidade no serviço oferecido. Com a internet, rápido garante-se um marketing e impulsionamento nos negócios”, disse o vice-prefeito.

O diretor do Senac, Cristiano Saraiva, elogiou o empenho da gestão municipal em ser sensível ao investimento na educação e formação de profissionais, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “É uma soma importante ao currículo do indivíduo e o Prefeito Arnon Bezerra percebeu isso. Na situação atual, de crise econômica, é preciso dar condições de empreender com certificação para atuar em todo o território nacional”, enfatizou.

Na cerimônia de entrega dos certificados, também estiveram presentes o Secretário Adjunto da Sedest, Tiago Pereira, e o diretor de Trabalho e Renda da Sedest, Luis Soares. Entre os cursos ofertados estavam o de cuidadores de idosos, operadores de computador, culinária, corte de cabelo e artesanato.