15 de março de 2019
Imprensa
Prefeitura realiza 3ª Oficina para cuidadores de pacientes do SAD

Cuidadores dos pacientes assistidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) participaram de oficina realizada pela equipe multiprofissional do Serviço, na tarde desta quarta-feira (13), no auditório do CEREST. Este foi o 3º encontro do Projeto de Formação Continuada para o Cuidador no contexto do SAD.

A oficina foi divida em dois momentos, onde os cuidadores puderam adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre como evitar e cuidar de lesões por pressão com orientações do médico, enfermeiras, nutricionista e fisioterapeuta, desde a importância do cuidado, a prática do curativo, mudanças de decúbito no leito até a alimentação saudável e adequada para os pacientes.

Posteriormente, as atividades foram voltadas para os cuidados com o cuidador, enfatizando a importância da atenção para com estas pessoas que se dedicam a auxiliar nas necessidades e atividades da vida cotidiana dos pacientes. Foram ofertados testes rápidos de glicemia, hepatite, sífilis e HIV. No final foi realizado sorteio de brindes.

A professora Limadry Vieira, que auxilia nos cuidados de três pacientes acompanhados pelo SAD, avaliou como positiva a realização da oficina. “Momento excelente. Recomendo que aconteça mais vezes. A equipe é muito humanizada. Esse acolhimento traz conforto para a família e para o paciente também”, afirmou.

“Esses encontros proporcionam momentos de cuidados, atenção e assistência para o cuidador. Contribuímos para seu bem estar físico e mental de forma a melhorar a relação de cuidado com o paciente. Com essas ações, a equipe e a família estreitam esse vínculo, criando um espaço saudável de convivência”, ressalta a coordenadora do SAD, Rosa Maria Sobreira.
 
Fotos: Hélio Filho
 

Galeria de fotos


Tópicos: