16 de março de 2019
Juazeiro do Norte realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), promoveram, nesta sexta-feira (15), a 7ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Universitário Unileão.

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o objetivo da Conferência foi avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social.

O vice-prefeito, Giovanni Sampaio, ressaltou a importância da Conferência e da participação da sociedade para as decisões e ações relacionadas à saúde pública do Município, dentro das possibilidades e necessidades existentes.

“Em saúde, os desafios são grandes. Espero que as propostas que sejam aqui elencadas para a conferência estadual, e depois para nacional, também venham junto com o orçamento financeiro para que a gente possa efetivá-las”, destacou a secretária da Saúde, Francimones Albuquerque. “Que a gente consiga eleger propostas exequíveis, viáveis, dentro da realidade e que possamos defender os interesses da região do Cariri”, completou.

Já o presidente do CMS, Carlos Elias, enfatizou o caráter democrático da Conferência e a importância da participação dos cidadãos na defesa do SUS. “Nós aqui somos esses agentes que buscam a qualidade de saúde no nosso Município. Somente com essa qualidade iremos avançar”, afirmou.

Durante a 7ª Conferência, os Grupos de Trabalho foram divididos em quatro eixos temáticos: saúde como direito, consolidação do SUS, financiamento do SUS e composição, organização e funcionamento dos conselhos de saúde.

As prioridades aprovadas irão compor a agenda dos próximos quatro anos e definirão o campo de atuação do controle social na saúde, devendo ser monitoradas. Juazeiro do Norte terá uma representação de 08 delegados eleitos para a 8ª Conferência Estadual de Saúde.

Fotos: Anderson Duarte