15 de maio de 2019
Imprensa
Memorial Padre Cícero realiza oficina Sensorial durante a 17ª Semana Nacional dos Museus

A Fundação Memorial Padre Cícero realizará uma oficina com experiência sensorial para alunos da Escola de Ensino Fundamental Padre Cícero, na próxima sexta-feira, dia 17, das 9h às 12h.

A oficina tem o objetivo de utilizar a audição como um meio para se trabalhar a Cultura dentro dos museus, através da utilização dos sentidos.

Ao todo, participarão 30 alunos com idade entre 10 e 13 anos.

De acordo com a Ministrante da Oficina e Mediadora do Museu do Memorial, Yorrana Gonçalves,  o objetivo é trabalhar com a história do Cariri, desde o período que antecede a chegada dos colonizadores, passando pela introdução da cultura do gado na região, as romarias, entre outros, através de diversos sons previamente selecionados que serão apresentados aos participantes.  “Queremos estimular a imaginação e como seria ouvir esses sons e viver naquelas épocas, estimulando as crianças a perceberem o museu e a entenderem a história a partir de outra perspectiva, porque, na maioria das vezes, achamos que nossa relação com o museu é apenas visual”, ressalta Yorrana Gonçalves.

Ao final, os aluno serão estimulados a produzir desenhos a partir da escolha de algum som utilizado na oficina e que mais lhes chamem a atenção para que sejam reproduzidos em gravuras. As produções serão colocadas um mural instalado na escola em que estudam.


Tópicos: