SEMASP e AMAJU orientam os grandes geradores a regularizarem o gerenciamento de seus resíduos

Publicado em 10 de julho de 2017.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU) e Conselho Municipal de defesa do Meio ambiente (COMDEMA) orientam os grandes geradores de resíduos sólidos ou perigosos do Município a gerenciarem os detritos provenientes de suas atividades, designando um responsável técnico, qualificado, para gerenciar internamente e acompanhar a destinação e disposição final dos resíduos.

A orientação está prescrita na Lei 12305/2010, que rege sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, salientando a responsabilidade dos grandes empreendimentos em realizar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e contratar um profissional qualificado para execução desse trabalho. Segundo o Superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, “a medida garantirá um melhor direcionamento do trabalho realizado pela coleta pública municipal, contribuindo também na geração de emprego para Engenheiros Ambientais, Civis, de Materiais, Tecnólogos de Saneamento, Biólogos e Técnicos de Meio Ambiente, dentre outros profissionais qualificados para trabalhar com o gerenciamento de resíduos”, ressalta.