Prefeito Arnon Bezerra apoia I Cavalgada da Romaria de Nossa Senhora

Publicado em 3 de setembro de 2017.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, em parceria com movimentos pastorais da Basílica Menor Santuário de Nossa Senhora das Dores, proporcionou um dia diferente para os devotos da padroeira da cidade. Com mais de 300 participantes, foi realizada a I Cavalgada em louvor à santa. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, um dos integrantes do grande cortejo, que marca o início de mais uma tradição no calendário festivo das romarias de Juazeiro do Norte.

A ideia dos organizadores da I Cavalgada de Nossa Senhora das Dores, é resgatar a lembrança das primeiras peregrinações na terra do Padre Cícero. Na época o principal meio de transporte era de tração animal, e quando as caravanas chegavam na terra abençoada do padrinho, se reuniam na entrada da cidade e dali seguiam em procissão até a casa do sacerdote.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, o sucesso da cavalgada foi resultado do trabalho coletivo da gestão municipal, em consonância à iniciativa do Padre Cícero José, com apoio incondicional do Prefeito Arnon Bezerra. “Essa foi a primeira cavalgada, mas temos a certeza de que vai se firmar no calendário turístico e religioso do nosso município”, afirmou o Prefeito.

Emoção no percurso

Mais de um século depois a cena se repete, tendo como protagonistas centenas devotos do Padre Cícero e da padroeira, que seguiram em cortejo da Praça do Giradouro, até a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Um carro de boi, vindo da cidade de Brejo Santo especialmente para integrar o cortejo, seguiu com o andor da padroeira à frente dos cavaleiros.

O percurso de aproximadamente quatro quilômetros foi de grande emoção para os participantes, e quebrou a rotina do centro comercial de Juazeiro do Norte. O ápice do evento aconteceu, no adro do templo da Mãe das Dores, com a bênção aos participantes e a celebração da Santa Missa, pelo padre Cícero José, que também integrou a Cavalgada. Ele destacou esse grande momento, que aconteceu vindo somar às festividades da padroeira de Juazeiro do Norte. A celebração ainda teve a presença do Vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio; da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra; o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, além do Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Ivan Bezerra, e a Secretária Executiva de Infraestrutura, Zoia Aires de Moura, além de assessores da administração.

Organização

A festa contou com uma grande organização, desde a saída, com aparato de ambulância, Guarda Municipal, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), além de uma assistência aos integrantes do cortejo, distribuição de água no percurso e dois trios elétricos. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos colocou logo atrás do cortejo, uma equipe de garis que realizaram a limpeza imediata das ruas, proporcionando organização e um evento com comodidade para os participantes.