Procissão à ‘Mãe das Dores’ leva mais de 80 mil às ruas de Juazeiro do Norte

Publicado em 15 de setembro de 2017.

Aos aplausos dos romeiros, a procissão segue nas ruas principais de Juazeiro do Norte com a imagem da Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores, no encerramento da romaria mais festejada da cidade e a segunda maior em termos de participação. Foram mais de 80 mil pessoas no cortejo e bênção final, na Basílica de Nossa Senhora das Dores. O evento contou com o apoio da administração municipal, que realizou um trabalho conjunto para garantir melhor segurança, apoio social, limpeza, orientações educativas aos romeiros, e serviços inovadores, como o City Tour, sendo iniciativas bastante elogiadas pelos romeiros, além do treinamento de agentes para melhor recepcionar os visitantes.

O cortejo percorreu as ruas Padre Cícero, Alencar Peixoto e São Pedro, no final da tarde desta sexta-feira. Ao meio-dia, foi celebrada Missa do Chapéu, com a bênção dos objetos, que reuniu fiéis de várias regiões do Nordeste, com entrega de troféus para os vencedores da procissão dos carros, ocorrida na última quinta-feira, 14.

No último dia da festa religiosa, o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, avaliou como positiva a segunda romaria realizada desde que assumiu a pasta municipal. "O trabalho conjunto foi o que fez dessa festa um sucesso, mas queremos avançar nas nossas ações. A cada evento desse tipo, nos aperfeiçoamos. O trânsito e a mobilidade urbana melhoram, a segurança melhorou, mas em novembro queremos oferecer mais serviços", afirmou referindo-se à romaria de finados, que acontece no derradeiro mês do ano.

Prefeito Arnon Bezerra participa do cortejo

O Prefeito Arnon Bezerra e o Vice-prefeito, Giovanni Sampaio, também realizaram o percurso junto ao Secretário-adjunto do Gabinete do Governador do Estado do Ceará, Fernando Santana, e todo o secretariado da gestão. O bispo Diocesano, dom Gilberto Pastana, elogiou o trabalho que vem sendo empreendido e disse que “é perceptível a melhoria para receber o nosso romeiro”.

O Prefeito tem acompanhado ativamente as manifestações ocorridas na cidade, como forma de fomentar esses eventos e possibilitar as ações de melhorias nos diversos setores. Desde que foram iniciadas as festividades da romaria em louvor à padroeira, que o Chefe do Executivo solicitou que fosse desenvolvido um trabalho integrado, nos mais diversos setores, para haver uma das maiores romarias da cidade, com uma recepção calorosa aos romeiros. Ainda ressaltou que essa é apenas a primeira. Alguns serviços, como o receptivo será melhorado e ampliado.

Durante a noite da bênção final, presidida pelo bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana, o pároco da Basílica, que esteve à frente dos trabalhos de organização junto à igreja, Cícero José, destacou o trabalho da administração municipal e do secretariado. “Não mediou esforços em apoiar o evento”, disse, ao pedir uma salva de palmas da multidão em agradecimento pelo trabalho desenvolvido.

Cultura popular homenageia Nossa Senhora

Uma homenagem da Cultura Popular à Nossa Senhora das Dores foi realizada com o cortejo dos grupos, que seguiram à frente com as fanfarras. Integrando o cortejo, a Banda Municipal Padre Cícero, reisados, e outros integrantes, que também realizaram homenagens à 'Mãe das Dores', com apoio da Secretaria de Cultura. Cerca de 30 artistas cariocas que compõem o Bloco da Terreirada Cearense chamaram a atenção, com as pernas de pau. Eles estão realizando trabalho de residência artística em Juazeiro do Norte, através de articulação da Cia. Carroça de Mamulengos e renderam homenagens à santa.

Fotos: Samuel Macedo / Helio Filho