XI Prêmio Demutran de Educação recebe mais de 500 trabalhos

Publicado em 5 de outubro de 2017.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) já codificou todos os trabalhos inscritos na XI edição do Prêmio Demutran de Educação. Com 63 escolas inscritas e 530 trabalhos. As inscrições iniciaram em agosto e terminaram no dia 15 de setembro.

Durante este período, além da série de trabalhos educativos que é realizada nas escolas da rede pública de ensino do Município, que tem o objetivo conscientizar e educar as crianças para um trânsito mais seguro, o setor de Educação e Estatística do Demutran também incentivou a participação das crianças e dos jovens no XI Prêmio. Apenas uma categoria é ofertada, a de estudante, dividida em sete níveis.

No nível 1, alunos da educação especial, que apresentem trabalhos de desenho, no formato A4:210 x 297mm ou ofício 1: 216 x 355, sobre o tema, “O trânsito e eu”. Nível 2, alunos da educação infantil, que apresentem trabalho de desenho no formato A4:210 x 297mm ou ofício 1: 216 x 355, sobre o tema, “a sinalização semafórica e sua utilização”. Nível 3, para alunos do 1º e 2º ano fundamental, que apresentarem desenho no formato A4:210 x 297mm ou ofício 1: 216 x 355, sobre o tema, “a criança no trânsito”. Já no nível 4, para alunos do 3º ao 5º ano fundamental, que apresentarem poesia (no mínimo 20 linhas, no máximo 30), sobre o tema, “no trânsito vamos cuidar, para que a preferência da vida seja sempre em primeiro lugar”.

A partir do nível 5, os alunos terão que apresentar uma redação de no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas com os seguintes temas: Nível 5, alunos dos 6º e 7º ano, “parar na faixa é respeitar a vida”; nível 6, alunos dos 8º e 9º ano, “dirija com cuidado, paciência e atenção, respeitando a vida de todos os cidadãos”, e, nível 7, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o tema, “trânsito calmo e feliz? É só respeitar o que a placa diz”. Todas as redações devem conter título.

Para os alunos vencedores de cada categoria de premiação, eles receberão: 1º lugar, um notebook; 2º lugar, um tablet, e 3º lugar, um celular que comporta dois chips com tecnologia android. As instituições de ensino dos campeões receberão uma placa de Honra ao Mérito e os professores orientadores, um celular que comporta dois chips com tecnologia android. Toda a premiação será financiada pelo Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran).