Escola realiza I Mostra Cultural no Frei Damião

Publicado em 7 de fevereiro de 2018.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cícera Maria dos Santos, localizada no Bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, realizou a sua I Mostra Cultural. Com o tema “Juazeiro Cidade do Progresso... Teu sucesso na História Ficará”, a mostra buscou ampliar a discussão do processo de enraizamento da tradição histórico cultural e religiosa da cidade, valorizar a cultura, a diversidade local e seus pontos turísticos.

O evento possibilitou uma maior aproximação dos alunos da Escola com a história de Juazeiro do Norte, onde foi possível explorar as oficinas artesanais da cidade e conhecer as pessoas ilustres e artistas locais.

Na arte popular foram abordados o cordel, grupos de reisados e o Centro Cultural Mestre Noza. Os pontos turísticos foram a estátua do Padre Cícero, o Memorial, a Praça Padre Cícero e o Estádio Romeirão.

Já as personagens históricas foram o Padre Cícero, Seu Lunga, Beata Mocinha, Monsenhor Murilo de Sá Barreto, Geraldo Menezes Barbosas e artistas locais. Para apresentação dos trabalhos os alunos utilizaram cartazes, estátuas, livros, revistas, maquetes, textos informativos e composições musicais.

Eles também puderam participar de aulas de campo, proporcionando um contato real com o objeto estudado em sala de aula.