Projeto Cidade Inteligente traz a Juazeiro do Norte representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações

Publicado em 10 de dezembro de 2018.

Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participará, nesta terça-feira (11/12), de reunião da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação  (Sedeci) de Juazeiro do Norte, às 9h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Município. A pauta é o novo passo para a implantação, operação e manutenção da rede de iluminação pública inteligente, sob o conceito de Cidade Inteligente.
"Nós finalizamos, no último dia 5, a consulta pública das Parcerias Público-Privadas, PPP, e tivemos mais de 50 contribuições de todo o Brasil, incluindo pessoas jurídicas e físicas. Agora, serão analisadas para que o projeto seja submetido ao Tribunal de Contas do Estado e, se necessário, corrigido antes de iniciarmos o processo licitatório," disse o Secretário da SEDECI, Michel Araújo.
Ele acredita que a licitação deve acontecer no primeiro trimestre de 2019. As contratações, no segundo trimestre. A partir daí, serão 15 meses para a execução.
"O projeto tem destaque nacional, sendo respaldado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI - e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nós podemos ser o primeiro município do Brasil com Norma ISO internacional", ressaltou o secretário.
A base do projeto Cidade Inteligente é a troca da iluminação atual, cerca de 26 mil postes, por LED, o que irá possibilitar Wi-Fi gratuito e videomonitoramento. A Praça do Giradouro representa o projeto piloto. Desde maio, conta com a luminária LED, Wi-Fi Público e oito câmeras de monitoramento. Esse modelo vai servir para embasar o restante de Juazeiro do Norte. Enquanto isso, o Município do interior cearense já inspira a capital Alagoana.
"Maceió está no processo de implantação da Lei de Inovação, cujo embasamento foi a Lei implantada em Juazeiro do Norte", afirmou o Secretário Executivo da SEDECI, Douglas Feitosa.
Modelo inspira Alagoas
Ele esteve em Maceió, na semana passada, para participar do II Seminário de Desenvolvimento Econômico das Cidades. Na ocasião, apresentou o case de Juazeiro do Norte para gestores do poder público municipal e estadual de Alagoas, instituições de ensino, entidades de classes e empresários. Entre os palestrantes, Cláudio do Nascimento, Vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e Diretor de Tecnologia de Olinda-PE. "O compartilhamento de experiências de sucesso torna os nossos projetos muito mais eficientes", salientou Douglas. Para o Secretário da Sedeci, essa é uma pequena amostra do novo processo de desenvolvimento que Juazeiro do Norte está vivenciando, na gestão do Prefeito Arnon Bezerra.