Seagri iniciará ações do Programa de Melhoramento Genético em Juazeiro do Norte

Publicado em 21 de dezembro de 2018.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), adquiriu 100 doses de sêmen para as ações do Programa de Melhoramento Genético. Além das doses, a Seagri conta agora com o kit completo de inseminação.

Para o Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, o objetivo do Programa é que tenhamos planteis mais produtivos, com otimização dos recursos existentes nas propriedades para levar ao consumidor produtos como leite e carne com mais qualidade”, afirmou.

Para o secretário Romão França, esta é mais uma ação que vai trazer grandes melhorias para Juazeiro do Norte. “Juazeiro do Norte segue o caminho certo. Iniciamos as ações do Programa de Melhoramento Genético que vai trazer grandes resultados para produção animal”, destacou.

Foram adquiridas 50 doses da Raça Gir e 50 doses da Raça Holandesa. O Programa de Melhoramento Genético funcionará da seguinte maneira: o criador realiza seu cadastro na sede da Seagri. Após o cadastro, a equipe técnica da Secretaria realiza uma visita técnica no local para determinar se a propriedade está adequada ou indicando as adaptações a serem realizadas, pois melhoramento genético é baseado no tripé de genética, manejo e nutrição.

Após o fim do processo, se aprovada, a equipe da Secretaria irá realizar a inseminação artificial. A equipe técnica da Seagri já iniciou a seleção dos animais para os primeiros testes. Os animais selecionados foram induzidos ao cio, e a inseminação deve acontecer até o fim desta semana.