Prefeito Arnon Bezerra participa da abertura do novo ciclo do Programa Saúde na Escola

Publicado em 4 de janeiro de 2019.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio das Secretarias da Saúde (SESAU) e da Educação (SEDUC), realizou, na tarde da última quinta-feira (03), no auditório do CEREST, a solenidade de abertura do novo ciclo (2019 – 2020) do Programa Saúde na Escola (PSE). Na ocasião foi assinado o Termo de Compromisso Municipal pelas secretarias citadas, com a presença do Prefeito Arnon Bezerra.

O evento contou com apresentação da fanfarra da Escola Municipal Professora Cícera Maria dos Santos. Participaram ainda as secretárias da Saúde, Francimones Albuquerque, e da Educação, Maria Loureto Lima, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Elias, o sargento e representante do Colégio Militar, Demontier Guedes, diretores das escolas pactuadas, coordenadores das secretarias, profissionais da saúde, entre outros servidores.

O PSE faz parte de uma política intersetorial, promovida pelo Ministério da Saúde e da Educação, que tem como estratégia promover a articulação entre as escolas da rede pública e a rede básica de saúde, visando garantir, através de ações específicas, o desenvolvimento satisfatório dos estudantes.

45 escolas atendidas

O termo de compromisso assinado formaliza as metas das ações de promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares da rede pública de ensino. Estas ações e metas deverão ser contempladas no prazo de 24 meses em 45 escolas, com participação de 82 equipes de Atenção Primária à Saúde.

O Prefeito Arnon Bezerra parabenizou e agradeceu a todos os profissionais responsáveis pelo êxito do PSE no Município e ressaltou que sem educação não é possível alcançar bons resultados em outras áreas, como saúde, meio ambiente e segurança. “Fico muito feliz de ver o sucesso e empenho de todos que fazem esse Programa. Este é um momento de grande importância, porque é através desses eixos, da educação e da saúde, que nós haveremos de promover as mudanças necessárias. Temos que crescer e contribuir para transformação da nossa sociedade”, afirmou.

18 mil crianças beneficiadas

A secretária Maria Loureto Lima ressaltou que as atividades do PSE já beneficiaram mais de 18 mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, e que os bons resultados refletem o fortalecimento da integração entre a atuação da SEDUC e da SESAU, com o incentivo e apoio do prefeito Arnon Bezerra.

“Trabalhamos em cima de indicadores e planejamento, de forma integrada. Estamos de mãos dadas e o PSE hoje é um sucesso. Anteriormente não era colocado em prática no Município e hoje estamos cumprindo todos os requisitos do Programa e recebendo os recursos para investir nas ações. Em 2019 vamos trabalhar muito mais para fortalecer nossas crianças e adolescentes e ter uma população cada vez mais educada, porque uma população educada também é uma população saudável”, enfatizou a secretária Francimones Albuquerque.

As coordenadoras do PSE, Amanda Cordeiro e Olga Sampaio, apresentaram as modificações realizadas no desenvolvimento das ações e o calendário de atividades a serem efetivadas em 2019, com o acréscimo de novas temáticas, entre elas Promoção da Saúde Mental: afetividade, autoestima e autoaceitação e Prevenção e diagnóstico do Diabetes (Lei Municipal n° 4851/ 2018).

Fotos: Hélio Filho