21 de agosto de 2018
Biblioteca Pública Municipal promove curso sobre Biblivre 5

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, através da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidonio da Silva Bem, promoveu nesta terça-feira, dia 21 de agosto mais um módulo de capacitação sobre o software Biblivre, com o objetivo de atualizar bibliotecários, auxiliares de biblioteca, alunos do curso de Biblioteconomia e demais interessados, com noções avançadas sobre o uso do software de automação em sua quinta versão.

O curso “BIBLIVRE 5 Avançado: como automatizar sua biblioteca” teve duração de 4 quatro horas e teve como facilitadores Bárbara Larissa, Hemerson Soares e Taís Regina Gama e foi realizado em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET Biblioteconomia).

O programa Biblioteca Livre (Biblivre) é um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas dos mais variados portes. Ele também é um programa de difusão de conteúdo, onde o usuário pode publicar seus próprios textos, músicas, imagens, filmes ou quaisquer tipos de objetos digitais que queira compartilhar online.

O Biblivre adota padrões internacionalmente utilizados na informatização de bibliotecas, permite ao usuário acessar qualquer biblioteca do Brasil e do mundo, uma vez que as conecta e propicia a comunicação em rede de seus acervos.

O Bibilivre 5 teve algumas funcionalidades inseridas como a compatibilidade com dispositivos móveis (smartphones e tablets), otimização de recursos, personalização do resumo catalográfico.