15 de abril de 2019
Juazeiro do Norte se destaca como terra promissora de pequenos e grandes negócios

Dados que colocam Juazeiro do Norte numa posição confortável no Cariri no setor de hotelaria e hospedagens, além da rede varejista. Segundo levantamento da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDECI), o Município detém, atualmente, 84% da rede de hotéis e pousadas da região do Cariri, com 7.778 leitos. Mais 140 estão previstos. Serão do Hotel Ibis, o primeiro no interior do Ceará. Vai ser ampliado também o atual número de varejistas, 9.291, com a chegada da RENNER.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, reforça que franquias nacionais e multinacionais vem se expandindo no município.  "No Centro, não temos mais 1.000 metros quadrados disponíveis. Quando a procura é por 8 mil metros quadrados, a alternativa tem sido outros bairros", explica.
O Hotel Ibis, por exemplo, vai abrir as portas logo na entrada da cidade, no Triângulo. Deverá ser inaugurado até junho, seguindo a marca de qualidade e baixo custo da Rede Francesa Accor, líder mundial em operação hoteleira. Na Lagoa Seca, dois malls estão em construção.
A demanda de grandes empresas, no entanto, não rouba o espaço dos micros e pequenos empreendedores locais. Pelo contrário. Há uma preocupação em incentivá-los, tanto que o município venceu o Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE/CE, pela primeira vez, em uma década de premiação. Agora, vai competir na etapa nacional, na categoria de compras governamentais de pequenos negócios.

Incentivo: Sala do Empreendedor

Além disso, Juazeiro do Norte conta com três Salas do Empreendedor. Estão abertas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, na FJN e na Unileão. O titular da SEDECI, Michel Araújo, enfatiza que a iniciativa junto às Instituições de Ensino Superior é pioneira no país e já resultou na exportação da produção de um microempreendedor individual para a Alemanha.

A SEDECI também desenvolve o primeiro programa municipal voltado à consultoria especializada para empresários do Comércio e Serviços, Indústria e Inovação, o PRODECII. Dentro dele, selecionou 120 projetos de Startups, de 11 municípios, inclusive do Acre e da capital pernambucana, Recife. Depois de 6 meses de capacitação, pelo menos cinco vão estar aptos à execução. As novas empresas deverão ser implementadas em Juazeiro do Norte, favorecendo a economia e a melhoria da qualidade de vida da população.
"O mercado de trabalho, em Juazeiro do Norte, está se readequando. É preciso o profissional manter a qualificação em dia. Nossa ideia é, no decorrer de 2019, promover mais cursos que qualifiquem a mão-de-obra, como fizemos em 2018. Ano passado, inclusive, registramos mais contratações do que demissões", finaliza Michel Araújo.