18 de junho de 2019
CEREST realiza seminário sobre combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Secretaria da Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira (18), o Seminário Saúde do Trabalhador no Combate ao Trabalho Infantil. O evento foi alusivo ao dia 12 de junho, data em que se celebra o dia mundial contra o trabalho infantil.

Com este Seminário, o CEREST buscou iniciar a reflexão e o diálogo com a Atenção Primária, o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) e Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), para que ambos possam desenvolver, na sua rotina de trabalho, a notificação dos casos de trabalho infantil ou acidente grave ou fatal infanto-juvenil.

A programação foi aberta com apresentação musical e esquete teatral dos estudantes da Escola Líder Comunitário Antonio Miguel de Sousa. Em seguida, foi realizada a mesa-redonda “Ações intersetoriais no combate ao trabalho infantil”, onde foi discutida a contribuição do PETECA para desconstruir mitos sobre o trabalho infantil nas escolas; as ações estratégicas do AEPETI para erradicação do trabalho infantil, e a importância da notificação sobre trabalho infantil para a atenção integral à saúde da criança e do adolescente.

Participaram do Seminário profissionais da Atenção Primária, entre eles coordenadores de distrito, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, psicólogos e assistentes sociais do NASF. Desta forma, os profissionais estarão aptos a fornecerem as informações ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e direcionar decisões a nível municipal para erradicação do trabalho infantil.

Fotos: Carlos Lourenço